Guia de Novatos e tour pelo sistema

Temos alguns novatos e algumas pessoas acostumadas a outros sistemas, então esse tópico serve como uma boas vindas ao sistema e uma forma de o entender com maior afinco.

Atributos e suas funções.

No fórum temos 4 atributos básicos, corporal, acrobático, social e intelectual.

O que escolho? Qual build uso?

Bem primeiro vou precisar explicar como o sistema de narração funciona, basicamente quando você tenta fazer algo, sua narração e ação determinam qual o atributo que será usado como acerto.

Mas como assim?

Por exemplo, se você é um grande e forte guerreiro e pula usando a força de suas pernas, se jogando sobre o oponente com o tamanho de seu corpo, podemos notar que você usa corporal nesse ataque, então mesmo que seu personagem seja forte no atributo intelectual ele num vai se jogar em batalha com eficiência, assim como o guerreiro nunca vai bolar uma estratégia com eficiência sem ter inteligência.

A forma como você se move, age e narra, ditam qual atributo seu narrador olha e é assim que você deve escolher seu build.

Em média os atributos servem para:

Você quer usar força, resiliência ou partes do corpo? = Corporal

Você quer usar velocidade, agilidade e precisão? = Acrobático

Você quer usar interações com pessoas e trabalhar bem em equipe? = Social

Você quer usar sabedoria, astúcia e lógica? = Intelectual

Vou dar um exemplo simples de narração de uma esquiva da mais comum, usando cada atributo, assim vocês poderão entender como a mesma ação pode usar diferentes atributos baseado puramente na sua interpretação do personagem.

Corporal= Percebendo um ataque, iria cravar meus pés no chão e pular pra longe do ataque com toda a força.

Guia de Novatos e tour pelo sistema Hulk-jump

/////

Acrobático= Percebendo um ataque, me jogaria uma cambalhota para longe do ataque.

Guia de Novatos e tour pelo sistema Dark-souls-roll

/////

Social= Percebendo um ataque, estenderia minha mão para meu irmão me puxar para longe do ataque.

Guia de Novatos e tour pelo sistema Grab-my-hand-valmar

/////

Intelectual = Percebendo um ataque, calcularia o mais eficiente movimento para sair da frente do mesmo e com poucos movimentos do pé, giraria para sair da frente do golpe de forma mais eficiente.

Guia de Novatos e tour pelo sistema Cant-touch-this-too-easy

/////

Podem ver como a mesma ação defensiva pode ser narrada diferente para utilizar seu melhor atributo? E quanto a ações ofensivas? Vamos de exemplo também, na ofensiva narraremos um simples corte de espada, lembrando que isso aqui influenciará o acerto ou não do golpe, o dano depende do edc.

Corporal= Segurando minha espada com os nós dos dedos brancos de tanta força colocada, faria um poderoso giro com o tronco, usando toda minha força para projetar a lâmina num corte lateral contra meu alvo tentando o cortar.

Guia de Novatos e tour pelo sistema Ming-jing-big-sword

/////

Acrobático= Segurando minha espada enquanto observo meu alvo, faria um rápido movimento para cima dele, seguido de um delicado movimento da espada, colocando ela em contato com sua carne, o suficiente para tentar cortar ele pela velocidade de meu movimento.

Guia de Novatos e tour pelo sistema Kimetsu-no-yaiba-sword

/////

Social= Faria um sinal para meu irmão dar uma rasteira no alvo para eu então aproveitar pra tentar o cortar.

Guia de Novatos e tour pelo sistema Giphy

/////

Intelectual= Como meu oponente vem seguindo uma estratégia de me relar com seu poder assim que vou pra cima, vou me mover lateralmente de forma prévia quando me aproximar, saindo de sua frente e caso ele estique a mão dando abertura, o atacarei com minha espada.

Guia de Novatos e tour pelo sistema 5716510caef0f6a2c23d8c1968e32938

/////

Conseguem perceber como tanto na defesa quanto no ataque as ações vão dar certo baseado na pessoa ser boa no atributo desejado?
Escolha da divisão de build e vantagens de build.

Como visto anteriormente, atributos têm funções diferentes para quase as mesmas coisas, no entanto cada atributo tem vantagens e desvantagens, assim como a sua build e distribuição.

Por exemplo, uma build com todos os atributos igualados, onde todos os atributos são com a divisão 25%, serão extremamente balanceados, nada que eles quiserem ou precisarem fazer será pior que outra ação, eles são igualmente bons em tudo, sendo extremamente práticos e adaptáveis, sendo extremamente hábeis em explorar fraquezas de outras builds, mas sofrendo com rolamentos inferiores caso caíam no jogo das outras builds permitindo que elas usem o que tem de mais forte. Build perfeita para personagens no estilo “protagonista” onde tudo que ele tenta fazer, ele vai conseguir fazer igualmente, sem ter que se importar como como vai fazer a narração. Excelente para quem tem habilidades muito adaptáveis e de preferência com muito dano, para poder explorar as fraquezas das outras builds numa surpresa e acabar com o duelo rápido.

Guia de Novatos e tour pelo sistema Be53fc5350400539c44b3bc7c2552fe9

/////

Alto foco em corporal, builds com muita % em corporal, são builds brutas, de narração simples no estilo “hulk esmaga”, perfeitas para personagens “tanques” de poder bruto, o personagem em geral acabará sendo mais burro, incapaz de socialização e acrobacias que qualquer outro pois ele focou no corporal. Como vantagem, essas builds tem contragolpes simples para 90% das estratégias e jogatinas. Um acrobático correndo pra todo lado? Mim erguer pedra enorme e jogar acertando tudo. Um social me intimidando ou manipulando na lábia? Mim puto, mim se joga em cima para bater. Um intelectual faz uma estratégia de campo minado? Mim corre pra cima aguentando explosões pra bater no quatro olhos. Corporais são simples, puros e perigosos e é ai que vem sua vantagem. Corporal é o atributo mais simples de se usar para defesa, mas também o mais simples de se forçar a ignorar. É fácil imaginar situações que não se possa resolver na porrada, como por exemplo, colar uma granada as partes íntimas, qualquer movimento brusco ou violento, detonaria e te machucaria muito. Assim como o corporal é pobre de narrativo para usar outros poderes de atributos como VDA, ofícios e aliados.

Guia de Novatos e tour pelo sistema F575e68bda7b59a7e9b2f33ec70f7e27

/////

Alto foco em acrobático, builds com muita % em acrobático, são builds velocistas, resolvem tudo na precisão e velocidade, perfeitas para personagens furtivos no estilo “ninja” de ser, personagem em geral acaba mais simplista, insocial e frágil que outros focos. São normalmente quem ataca primeiro, pois são mais rápidos e tem alta capacidade tanto para perceber furtividade quanto para serem furtivos. Algumas vantagens desse tipo de build é que para defesas de luta, é um atributo bem simples e efetivo para narrar, você corre pra longe do ataque e depois corre pra perto pra bater ou atira de pistola de longe. O alto nível de VDA ganho com esse foco também ajuda barbáricamente no seu dano. Sendo assim são builds de muito dano que normalmente batem primeiro e que são difíceis de pegar, trabalhando muito com o narrativo de correr para fora de ataques em área ou bater e correr mais rápido do que você consegue acompanhar.

Guia de Novatos e tour pelo sistema Aa2ef7622793fd8b1323b10b0f928de5

/////

Alto foco em social, builds com muita % em social, são builds de interação, resolvem tudo na conversa e usando seus contatos, amigos e ajudantes. Perfeita para personagens falastrões e líderes. O social ele tem vantagens e fraquezas MUITO grandes, sendo um personagem ao mesmo tempo extremamente poderoso e extremamente fraco, tudo isso dependendo apenas de uma coisa, ele está perto de seus amigos? O social é um atributo medidor de interação e trabalho em equipe, o que significa que com aliados próximos fazendo as coisas com você, praticamente você usa seu Social para tudo, MAS sem ninguém, você agora é o personagem mais fraco do jogo, ser separado de seu grupo é uma tragédia pro personagem social, pois te sobra apenas a lábia e a lábia é a perícia mais fácil de se impedir o uso do jogo.

Guia de Novatos e tour pelo sistema 2a166409d3101cfb00865c65c197a7bb

/////

Alto foco em intelectual, builds com muita % em intelectual, são builds de estrategistas e calculistas. Eles normalmente criam planos da situação para ajudar sua equipe e planejam suas ações para poderem ter êxito. Se os sociais podem fazer tudo, porem se cairem numa situação de ficarem sem seus companheiros eles são fracos, os intelectuais são o completo oposto, em base eles são incapazes  de tudo, já que eles dependem de planos e é extremamente difícil prever o futuro com clareza, mesmo lutando contra um foco de corporal. No entanto o intelectual tem um porém gravíssimo, controlar coisas com telepatia e conseguir adivinhar os passos futuros dos inimigos. “Telecinese” e estratégia são armas secretas do intelectual, quando sua estratégia funciona, simplesmente acabou a luta e se você tem telecinese você basicamente faz tudo com intelectual, se tornando uma build que cai no estilo social de “tira isso dele ou você não ganha”.

Guia de Novatos e tour pelo sistema Rick-and-morty-instant-death-rick-and-morty

/////

Médio foco em dois atributos, builds com muita 2 porcentagem altas próximas e duas baixas, são builds que não são os extremos acima, mas uma mistura delas, são algumas das mais comuns e mais poderosas que se tem. Pois possuem altos números e vantagens, normalmente usando combos que aumentam vantagens e reduzem desvantagens, como corporal+acrobático, social+intelectual e corporal+intelectual, que são alguns combos clássicos e bem intuitivos.
Atributos zerados

Não faça isso, nem pra você e nem pra NPCs.

“Mas eu não vou usar…”

Shhhh sh sh sh sh sh

Guia de Novatos e tour pelo sistema Silent-silence



Entendam, durante toda a vida você usa atributos(todos os 4), para tudo, acontece que se você tem pelo menos 5% num atributo, isso significa que o dia a dia comum você passa nos testes e só vai ser verificado o números em casos diferenciados.

PORÉM, ter zero em algo é simplesmente falhar em todos base daquilo todo dia, 0 corporal te faria ter todas as doenças possíveis e desmaiar de dor a cada mínima dor ou doença. 0 Acrobático te faria incapaz de virar rapidamente sem ficar zonzo e cair. 0 social te faria incapaz de conversação e interação social, te fazendo todo atrapalhado e falho quando em equipe. 0 Intelectual te transformaria numa batata, você seria incapaz de sequer pensar sozinho.

_________________
https://oplt.forumeiros.com/t96-deep-privilege#125